terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Passeio BTT em Évoramonte "Rota das Ermidas"

A Associação Acolher Mudanças vai realizar o 1º Passeio BTT "Rota das Ermidas" no dia 30 de outubro de 2011, em Évoramonte. O percurso do passeio terá 50 km de andamento livre e dificuldade média. Podem inscrever-se em http://todosporevoramonte.com/ , onde encontrarão mais informação e página para inscrição. O custo será de 8 pedais sem almoço, 16 com almoço e os acompanhantes pagam 12 pedais para almoçar. Caso os atletas não tenham seguro podem pagar mais 2.5 pedais para o efeito. O email é geral@todosporevoramonte.com e os telemóveis de contacto 963169094 e 961255740 .
Inscrevam-se já.

sábado, 15 de outubro de 2011

Domingo, 16 de outubro de 2011

Encontro às 09h, no Sr Pinto. Mato. Apareçam.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fotos do 2º Passeio BTT Rota d'Ossa

Sabemos que há muitos interessados em ver as fotos do passeio. Brevemente vamos publicar mais. Alguns associados enviaram algumas mas os ficheiros chegaram danificados e aguardamos o reenvio. Estejam atentos e obrigado pela paciência.

sábado, 8 de outubro de 2011

Domingo, 09 de outubro de 2011

O pessoal da Rota vai pedalar às 09h de amanhã, domingo. O encontro é na Pastelaria Vasco da Gama, junto ao Pelourinho (frente à Farmácia Godinho, caso alguém não saiba e precise de pontos de referência).

A Escola do Cercas abriu esta tarde e o Kazáka fez por ser bom aluno, atenção. Era bonito subirem o S. Lázaro quando regressarem da volta, amanhã.

Boas pedaladas.

2º Passeio BTT Rota d'Ossa- Rescaldo


A Rota d'Ossa- Associação Cultural e Desportiva foi formada em meados de 2009 por um grupo de amigos empenhados em praticar desporto. A "cola" que os unia era a paixão recém-descoberta pela prática do BTT. Amadores como eram, e são, não se reviam nas Associações e Clubes existentes na cidade. À data, imagine-se,  um dos Clubes pioneiros no BTT  em Estremoz "não aceitava inscrições de sócios", algo inédito, nunca visto, num organismo que depende dos Associados para sobreviver, renovar-se, para existir. O grupo de amigos forma então a "Rota d'Ossa", uma associação com uma filosofia menos competitiva que os seus pares, com um carácter mais familiar. O grupo de amigos descobriu mais tarde que havia muitas mais pessoas como eles, "betetistas de fim-de-semana", que além do prazer de pedalar fora de estrada, prezavam o convívio, a troca de experiências, o enriquecimento pessoal obtido pelo vencer das barreiras que cada um impõe a si próprio.

A Rota nunca viu as restantes Associações como concorrentes, ou rivais. Pelo contrário, tem respondido positivamente, com a massa humana possível, aos seus apelos, tomando-os como parceiros.
Essa humildade tem permitido que a Associação cresça continuamente.

Este ano foi possível realizar o "2º Passeio BTT Rota d'Ossa". Este passeio, como o nome indica, não teve carácter competitivo, o seu objetivo foi praticar exercício, desfrutar das paisagens e conviver. Este ano contámos com 85 atletas a pedalar. Alguns eram  estreantes absolutos, que, mesmo com receio dos 40km anunciados não resistiram à chamada e estiveram presentes. Estes foram os grandes vencedores desta corrida sem podium. Esperamos contar com eles para o ano e ver a sua evolução.

O percurso usado este ano foi sugerido por um sócio da Rota, e revelou-se diferente do habitual nestas paragens. Até elementos habituados (issimos) elogiaram a originalidade do percurso. Apesar de longo, com 40km, acabou por não ser demasiado extenuante. O cortejo passou pelas freguesias de Santa Maria (cidade), Santa Vitória do Ameixial.  S. Bento do Ameixial e Santo André, ao regressar à cidade. Apesar de alguns furos, avarias técnicas (com bombas a voar pelo ar) e uma queda aqui e ali, a boa disposição foi reinante durante todo o percurso.

O abastecimento, perto de Stª Vitória do Ameixial,  foi outro momento descontraído, com a organização a surpreender com alguns "refrescos" Sagres, bem aceites por todos.

O passeio terminou onde partiu, junto à Câmara Municipal de Estremoz. Após a foto de grupo e os banhos, foi hora do repasto, na sede dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, numa sala com as condições necessárias. Balanço:1 caixa de bananas, 2 caixas de maçãs, 1 caixa de laranjas, 70 litros de cerveja, 7 quedas, 6 furos, 1 travão e 1 crenque avariados, 30 l de refrigerantes, 192 garrafas de água, 50 l de sangria, 96 minis (ha, pois!), 24 l de vinho, 20 kg de pão alentejano, 7h de convívio, 7 salsichas, 12 kg entremeada, 7 kg febras, 6 kg costeletas, 6 kg de entrecosto, arroz, tomate e alface q.b., 35 brindes e mais de 120 amigos. A couve do caldo verde foi roubada, pelo que não foi quantificada.

A organização quer agradecer a todos os participantes, e dar os parabéns aos iniciados e às duas senhoras presentes no passeio, que fizeram todo o percurso, orgulhosamente. 

Fica também um muito obrigado à Câmara Municipal de Estremoz, Junta de Freguesia de Santa Maria, PSP de Estremoz, GNR de Estremoz, Cruz Vermelha Portuguesa (Del. Estremoz), Óptica Portas de Santo António, Portas de Santa Catarina- Vinhos, Tiago Cabaço- Vinhos .com, Herdade das Servas Vinhos, Lapão Automóveis, Vinhos Monte da Caldeira, Vinhos Monte da Colónia e a todos os sócios e amigos que tornaram possível este dia de prática desportiva e convívio.

Laranja, preto e cinzento no Ciborro...

No passado dia 25 de setembro foi disputada a "2ª Resistência BTT by RidersTT" no Ciborro.A Rota d'Ossa esteve representada no Ciborro pelo elementos C. Mourato e Kazáka. Foi o C. Mourato que desafiou o Kazáka a participar. "Resistência é coisa que tenho pouca...", terá dito, "mas vou pela companhia!" O dia começou cedo,  às 07 da manhã. Foi montar as bikes e apontar o carro à Sonape, para tomar café. Aí já estavam o C. Merino e J.P. Garcia (Cali), do Sobe Desce Team. A recepção foi calorosa: "Olha os mari...da Rota d'Ossa!" (era a  brincar, pois claro :) ). 4 Cafés e um maço de cigarros depois (o C. Merino começa a preparação cedo...) foi acelerar para o Ciborro. A prova foi disputada num circuito fechado, com um percurso muito técnico, que, acredito, acabou por ser monotono para quem correu as 4h (havia duas durações de prova: 2 e 4 horas). Os estremocenses foram todos para as 2h. Logo após a partida o Kazáka repara na bomba dos travões solta e pede ferramentas no 1º posto de assistência: só havia junto ao paredão da barragem (um lago artificial com alguma dimensão). Lá chegado o mecãnico entrega as ferramentas e deixa-o trabalhar: problema resolvido. Mais à frente sofre uma quase queda num silvado, mas o saldo foram só uns arranhões sem sequelas. O C. Mourato também sofreu uma queda, sem gravidade. Ossos do oficio.
A classificação final dos estremocenses (segundo a classe) foi:
Veteranos A
3º C. Merino 
8º C. Mourato 
9º R. Casaca 
Veteranos B
4º João Paulo Garcia
A organização esteve bem, com pessoal nos trilhos e postos de abastecimento. Houve um episódio que envolveu uma queda e um corte numa perna que foi socorrido pela organização e depois pelos Bombeiros. Os fotógrafos abundavam naqueles lados. Foi preciso atenção para não pisar um que se posicionava deitado, ao lado do trilho. Se fosse rallie, tinha tido azar. Um abraço aos amigos do SDT, Merino e João Paulo Garcia, bons companheiros do pedal!
Para o ano volto lá, mas quero levar mais ritmo.
C. Mourato concentradissimo no trilho


domingo, 2 de outubro de 2011

2º Passeio BTT Rota d'Ossa: Inscrições encerradas no site...

As inscrições para o "2º Passeio BTT Rota d'Ossa" estão encerradas no site, contudo, pode enviar os seus dados (nome completo, data nascimento, se quer ou não almoçar e se tem acompanhantes) por email para rotadossa@gmail.com, e aguarde confirmação.

Está quase...