sábado, 4 de maio de 2013

09 de Maio- Passeio BTT e Caminhada Rota d'Ossa/ Junta Freguesia Santa Maria

No dia 9 de Maio, quinta-feira, a Rota d'Ossa vai realizar a sua caminhada anual, desta vez em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria.
Este ano além da Caminhada será realizado um passeio de BTT com percurso pela "Rota das Fontes". A partida do BTT e Caminhada será feita em simultãneo, às 09h, junto à Junta de Freguesia de Santa Maria. Os percursos serão curtos e de baixa dificuldade quer fisica quer técnica. A Caminhada terá cerca de 7km de extensão e o Passeio BTT 20km. Será disponibilizada fruta e água a todos os participantes.
Para participar os interessados devem comparecer antes das 9h na Junta de Freguesia de Santa Maria e trazer um pacote de leite para doar a Cerciestremoz. A inscrição é feita no local. Os itens doados serrão mais tarde oferecidos à Cerciestremoz.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

01 de Maio de 2013

Nada como aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador para meter o "corpo a trabalhar" num passeio de BTT. Às 09h juntaram-se 9 elementos para pedalar, no sitio do costume, no que a elementos da Rota diz respeito: Pastelaria do Pinto. Até compareceu um descendente de Viriato. Feitos os cumprimentos e tomados os cafés (e a cafeína viria a fazer muita falta) o Guia Bailão ajusta o GPS e toca rumar para a Serra. O passeio foi logo auspicioso desde o inicio, com a Rota a rolar a grande velocidade (que venenos correriam por aquelas veias?). Os trilhos escolhidos foram os do percurso de 55km do Estremozbike, o que acabava por ser um percurso muito bonito, com muita vegetação, ar puro e tal, que os pulmões agradecem, já que tiveram trabalho suplementar. Até Evoramonte não houve nada de novo, a não ser uma ameaça de queda aqui ou ali. A subida a Evoramonte foi feita sem consenso: uns queriam subir de seguida, outros queriam beber uma mini. Ganharam os abstémios e toca de subir. Acreditem que não custa tanto como parece. A caminho encontrámos a Associação de Cicloturismo de Vimieiro que estava a realizar o seu passeio de 01 de Maio. Boa gente. Um simpático motorista bateu a foto que apresentamos, antes do ataque final ao castelo. Após a descida o grupo regressa a Estremoz com grande urgencia: o tempo fugia e os compromissos aguardavam. A ponte construida no Estremozbike ainda não caiu, prova da sua robustez. Esta segunda parte do percurso é sempre mais aborrecida, com vedações  a saltar e porteiras para abrir. A meio do regresso o Vice quase atropela um pombo-correio que estava no meio do trilho, cansado. O doping deixou o bichinho a alucinar: o Casaca apanhou-o num salto. Por sorte o Sr. Cachucho tinha a sua mochila e pudemos trazê-lo comodamente até Estremoz para entregá-lo a um Clube Columbófilo, que o fará chegar ao dono (reconhecível pela anilha). Chegados ao Castelo de Estremoz a etapa foi vencida. O grupo foi lavar as bikes, entregou o pombo no caminho e conseguiu finalmente beber a tão aguardada mini! A média não foi nada má: 13.3, ainda mais havendo pessoas que não pedalavam há dois meses, outros que passaram o inverno sem fazer nada e ainda outros que não pedalavam em BTT. A altimetria foi a conhecida dum "saltinho" a Evoramonte (estas gentes antigas só faziam castelos nos morros...). Todos estiveram de parabens uma vez que nunca, nunca negaram uma subida, e sempre sem reclamar. Belo grupo. Para a semana, mais.
Foto tirada num telefone chinês.