domingo, 7 de outubro de 2012

3º Tour BTT Rota d'Ossa

Na passada sexta-feira realizou-se o "3º Tour BTT Rota d'Ossa". 
Os participantes começaram a juntar-se  a partir das 8h, no Rossio Marquês de Pombal, em frente à Câmara Municipal de Estremoz. A manhã estava amena, e adivinhava-se mais um dia óptimo para a prática de BTT. A pouco e pouco os participantes chegavam e levantavam o seu dorsal e saco de brindes. Apesar de não haver competição no Tour a organização decidiu atribuir nº de dorsal aos participantes afim  de os identificar com a prova. Os 110 participantes alinharam-se na linha de partida e após um curto agradecimento da organização seguem o carro da PSP de Estremoz que escolta o pelotão até à saída da Cidade onde haveriam de entrar numa estrada rural que os levariam aos trilhos do Tour. Nos próximos kms estaria o primeiro ponto com alguma dificuldade para os participantes: uma zona de elevada beleza, mas com um sobe e desce que elevou a pulsação daqueles menos habituados ao BTT puro e duro, chamada de Maia. Após uma pausa para juntar o grupo, disperso pela geografia acidentada da zona o cortejo atravessa a Glória, onde graças às chuvas da semana anterior pode ser observada uma zona mais verdejante. Aqui ainda houve alguma dificuldade, mais física que técnica, pois ainda foi necessário transpor alguma elevações. Todo o esforço foi compensado pela passagem por uma zona que fez as delicias dos iniciados na prática do BTT, com uns trilhos mais apertados mas rápidos que culminavam na zona de abastecimento do passeio: uma clareira onde já aguardava um veículo da Associação. Aqui os participantes puderam confraternizar um pouco e deliciar-se com o lanche fornecido.
Na zona seguinte o grupo continuou o percurso por estradões na zona de Arcos até regressar a Estremoz, cruzando um curto single track e estradões que atravessaram uma zona de vinhas até chegarem à entrada da cidade onde aguardava o derradeiro desafio: a subida do São Lázaro e ao Castelo de Estremoz: chegar ali foi um deleite para os olhos e alivio para as pernas. A partir daqui foi só descer até ao ponto de partida: o Rossio e a Câmara Municipal.
Restava tomar banho e rumar ao almoço, servido numa sala do Quartel de Bombeiros de Estremoz, adequada ao efeito. A ementa servida incluiu caldo verde, bacalhau com espinafres e rojões, e foi do agrado de todos.
A organização agradece a todos os participantes neste Tour a sua presença, bem como às entidades envolvidas e empresas apoiantes. 
Até 2013.

Fotos em: https://picasaweb.google.com/pretoriano777/3BTTRotadOssa

Vídeo brevemente disponivel.




Sem comentários: