segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Acidente: Ciclista espanhol morre atropelado.


Iñaki Lejarreta, que chegou a representar a selecção espanhola na disciplina de BTT, morreu este domingo enquanto treinava, depois de ter sido atropelado.
Ciclista espanhol morre atropelado
DR
DESPORTO

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

IV Passeio de Natal BTT C.C.A.- 22/12/2012


Passagem de ano 2012/2013

Alguns sócios da Rota d'Ossa disponibilizaram-se para organizar a Passagem de ano 2012/13 na sede da Associação.

Os sócios e amigos que desejem participar devem contactar a Associação e informar quantos elementos do seu agregado (familia e amigos) estarão presentes. O custo do jantar e serão será dividido pelos participantes, não se prevendo excessivo.

Podem contactar a Associação pelo email rotadossa@gmail.com, tm 966854726 ou visitar a sede às sextas-feiras a partir das 21:30h.

A confirmação deve ser dada até dia 20 de dezembro.

Seguro Rota d'Ossa/FPCUB/ Tranquilidade 2013

A Rota d'Ossa- Associação Cultural e Desportiva é membro da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e oferece  aos seus sócios uma forma simples e cómoda de também se associarem à FPCUB e usufruirem de um seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil em condições muito vantajosas:

Seguros – Descrição Os sócios individuais da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com a quotização de 2013 regularizada beneficiam desde a data de regularização (quando posterior a 1 de Janeiro) e até 31 de Dezembro de 2013 da oferta de seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil com as seguintes Apólices da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A. e coberturas abaixo descritas, sempre que utilizam a bicicleta na prática de actividades desportiva, cultural, ecológica, recreativa e de manutenção, excluindo a competição e actividades radicais, 24h/dia, 365dias/ano e assessoria jurídica da FPCUB.

- Acidentes Pessoais Nº 0002286194 (Sem Franquias / Válida em todo o Mundo):
* Morte ou Invalidez Permanente – 30.000,00 EUROS sendo: 25.750,00 EUROS Garantia Tranquilidade + 4.250,00 EUROS Garantia Fundo FPCUB (até ao esgotamento do fundo)
* Despesas de Funeral – 2.575,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 EUROS
* Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A.

- Responsabilidade Civil Automóvel (aplicável aos velocípedes) Nº 0002286213 (Sem Franquias / Válida em Portugal e Espanha; no resto do Mundo com informação prévia à FPCUB das datas e do destino para analisar cada caso).
* Capital - 6.000.000,00 EUROS (ano anterior 3.250.500,00 EUROS)

ATENÇÃO: Para efeitos do disposto no presente contrato (no âmbito da Apólice de Responsabilidade Civil), não ficam garantidos os danos causados / sofridos entre os proprietários / utilizadores dos veículos seguros (biciletas), quando se desloquem em grupo, quer resulte de organização oficial ou não.

Os sócios interessados devem contactar a Secretaria da Associação e realizar o pagamento da anuidade, no valor de 28.50€ até dia 20 de Dezembro. A Associação tratará do envio da documentação necessária para a Federação, até ao final do ano. Assim, poderão entrar em 2013 já protegidos pelo seguro. Quem não pagar até esta data poderá ainda assim usufruir do seguro, ficando sujeito às demoras normais e pagando 29.50€.

Na sede da Associação há mais informação disponivel. Os sócios podem contactar a Associação pelo email rotadossa@gmail.com, telemóvel 966854726 ou visitar a sede (aberta todas as sextas-feiras  a partir das 21:30h.

Relembramos todos os interessados que a Associação realiza os seus passeios semanais todos os domingos, com partida às 09h, junto à Pastelaria Vasco da Gama (Praça Luís de Camões).
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rota nos Ganhões 2012


A 3ª Edição do BTT Ganhões foi realizada no passado domingo, dia 02 de Dezembro. Cumprindo a tradição, tão antiga quanto as 2 edições anteriores permitem, a Rota d'Ossa apresentou-se para pedalar, com alguma força. Estiveram presentes elementos já veteranos e outros mais iniciados nestas coisas, uns para a distãncia de 30km, mais pequena e com altimetria de 300m,  e outros para a de 50km, com altimetria de 1300m, já para homenzinhos, e dura q.b.
Não há muito a dizer sobre esta prova, uma vez que foi organizada pelo Sobe Desce Team: bem preparada, bem marcada, com bons abastecimentos e pessoal nos trilhos a indicar as curvas mais sinuosas. Ha! E dura também. Alguém dizia que já não se fabrica terra (países, continentes, montes e vales etc), mas estradas sim! Como os nossos amigos do SDT não conseguem fabricar serra, imaginam novos trilhos, abrem caminho onde há estevas, e fazem escadas nas paredes. Incrivel, parece a versão de campo da "febre de alcatrão" dos anteriores governos em Portugal, qual "Mota e Cia". "Totalmente ciclável", dizia alguém...foi uma maravilha. Mesmo quem estava habituado a "bater" a Serra d'Ossa acabou por poder pedalar em zonas com um "cheirinho a novo". Como escrevi, o percurso pareceu bem assinalado, com a divisória do percurso 30/50 bem visivel, com as descidas perigosas devidamente marcadas com setas de perigo e fitas ao longo do trilho. Só com uma distracção nos podíamos perder. A dureza do percurso dos 50km rivalizou com a beleza da paisagem. Quanto aos 30km, tenho a certeza que souberam a pouco, a não ser talvez para alguém iniciado e menos preparado. Como é tradicional nos Ganhões os menos rápidos apanharam febras nos abastecimentos. Os mais velozes passaram  antes do carvão atear, e não puderam comer nada- pena para mim. O grupo da Rota dividiu-se após o alvoroço da partida: uns elementos arrancaram disparados da linha da frente, outros, menos nervosos, avançaram a partir da traseira do pelotão e foram construindo a sua classificação, pedalada após pedalada, num ritmo inexorável, às vezes impiedoso, para quem não conseguia acompanhar. As avarias mecãnicas e problemas de saúde prejudicaram  melhores resultados, uma pena, uma vez que os "Ganhões" encerram a época ciclistica (há ciclistas que hibernam até abril....outros, "tabernam", etc): o Virgilio parecia um foguete, C. Mourato furou, o Kazáka teve caimbras, o Ruben andava indisposto devido à noite anterior, o Cercas andava mal dormido e a falta de ar foi (quase) geral- efeitos da altitude, ar rarefeito e tal.... Uma outra parte do grupo resolveu desfrutar do percurso com mais calma, beber umas minis, tirar fotos e conversar pelo caminho: o objetivo era mesmo terminar uma prova desta dureza e dizer "Fui ganhão"! O dia começou frio, mas depressa aqueceu: houve quem largasse manguitos e corta-vento antes do S. Gens ( a encosta até que é abrigada...e inclinada tb...). Pormenores. Os 30km também correram bem, com A. Pernas a voar baixinho para o 16º lugar seguido do estreante N. Sousa a menos de 7m dele, fantástico. Ficam as classificações, para quem liga a isso (afinal, o que conta MESMO, é participar:

50km:  20º Virgilio de Jesus- rota d'Ossa                                    3h 04m 39s
             49º Carlos Mourato - rota d'Ossa                                    3h 31m 12s
             57º Rui "Caímbras" Casaca - rota d'Ossa                     3h 40m 41s
             65º Carlos Bailão - rota d'Ossa                                       3h 45m 44s
              80º Ruben Mateus - rota d'Ossa                                    4h 09m 11s
              81º Rui Cercas - rota d'Ossa                                           4h 09m 20s
              98º Carlos Santos - rota d'Ossa                                       4h 47m 41s
              99º Luis Bailão - rota d'Ossa                                           4h 48m 05s

30 km: 16º António Pernas rota d'Ossa/ Gumi                     1h 43m  07s
             30º Nelson Filipe Canhoto de Sousa -rota d'Ossa   1h 50m 34s
             40º Jorge Lapão Lapão Auto/Opel Bike Team        1h 55m 04s
             41º Nuno Ramalho Lapão Auto/ Opel Bike Team   1h 55m 08s
             44º Carlos Parreira (Káká)- rota d'Ossa                  1h 58m 07s
             47º Márcio Letras - rota d'Ossa                               1h 59m 23s
              65º Pedro Pimentel - rota d'Ossa                             2h 12m 35s

Muito obrigado ao Sr. A. Cachucho pelo bólide que cedeu ao Sr. R. Casaca para a realização da prova e que  foi magnifico. Até o refletor da roda recebeu elogios! Será devolvido em bom estado!