terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rota nos Ganhões 2012


A 3ª Edição do BTT Ganhões foi realizada no passado domingo, dia 02 de Dezembro. Cumprindo a tradição, tão antiga quanto as 2 edições anteriores permitem, a Rota d'Ossa apresentou-se para pedalar, com alguma força. Estiveram presentes elementos já veteranos e outros mais iniciados nestas coisas, uns para a distãncia de 30km, mais pequena e com altimetria de 300m,  e outros para a de 50km, com altimetria de 1300m, já para homenzinhos, e dura q.b.
Não há muito a dizer sobre esta prova, uma vez que foi organizada pelo Sobe Desce Team: bem preparada, bem marcada, com bons abastecimentos e pessoal nos trilhos a indicar as curvas mais sinuosas. Ha! E dura também. Alguém dizia que já não se fabrica terra (países, continentes, montes e vales etc), mas estradas sim! Como os nossos amigos do SDT não conseguem fabricar serra, imaginam novos trilhos, abrem caminho onde há estevas, e fazem escadas nas paredes. Incrivel, parece a versão de campo da "febre de alcatrão" dos anteriores governos em Portugal, qual "Mota e Cia". "Totalmente ciclável", dizia alguém...foi uma maravilha. Mesmo quem estava habituado a "bater" a Serra d'Ossa acabou por poder pedalar em zonas com um "cheirinho a novo". Como escrevi, o percurso pareceu bem assinalado, com a divisória do percurso 30/50 bem visivel, com as descidas perigosas devidamente marcadas com setas de perigo e fitas ao longo do trilho. Só com uma distracção nos podíamos perder. A dureza do percurso dos 50km rivalizou com a beleza da paisagem. Quanto aos 30km, tenho a certeza que souberam a pouco, a não ser talvez para alguém iniciado e menos preparado. Como é tradicional nos Ganhões os menos rápidos apanharam febras nos abastecimentos. Os mais velozes passaram  antes do carvão atear, e não puderam comer nada- pena para mim. O grupo da Rota dividiu-se após o alvoroço da partida: uns elementos arrancaram disparados da linha da frente, outros, menos nervosos, avançaram a partir da traseira do pelotão e foram construindo a sua classificação, pedalada após pedalada, num ritmo inexorável, às vezes impiedoso, para quem não conseguia acompanhar. As avarias mecãnicas e problemas de saúde prejudicaram  melhores resultados, uma pena, uma vez que os "Ganhões" encerram a época ciclistica (há ciclistas que hibernam até abril....outros, "tabernam", etc): o Virgilio parecia um foguete, C. Mourato furou, o Kazáka teve caimbras, o Ruben andava indisposto devido à noite anterior, o Cercas andava mal dormido e a falta de ar foi (quase) geral- efeitos da altitude, ar rarefeito e tal.... Uma outra parte do grupo resolveu desfrutar do percurso com mais calma, beber umas minis, tirar fotos e conversar pelo caminho: o objetivo era mesmo terminar uma prova desta dureza e dizer "Fui ganhão"! O dia começou frio, mas depressa aqueceu: houve quem largasse manguitos e corta-vento antes do S. Gens ( a encosta até que é abrigada...e inclinada tb...). Pormenores. Os 30km também correram bem, com A. Pernas a voar baixinho para o 16º lugar seguido do estreante N. Sousa a menos de 7m dele, fantástico. Ficam as classificações, para quem liga a isso (afinal, o que conta MESMO, é participar:

50km:  20º Virgilio de Jesus- rota d'Ossa                                    3h 04m 39s
             49º Carlos Mourato - rota d'Ossa                                    3h 31m 12s
             57º Rui "Caímbras" Casaca - rota d'Ossa                     3h 40m 41s
             65º Carlos Bailão - rota d'Ossa                                       3h 45m 44s
              80º Ruben Mateus - rota d'Ossa                                    4h 09m 11s
              81º Rui Cercas - rota d'Ossa                                           4h 09m 20s
              98º Carlos Santos - rota d'Ossa                                       4h 47m 41s
              99º Luis Bailão - rota d'Ossa                                           4h 48m 05s

30 km: 16º António Pernas rota d'Ossa/ Gumi                     1h 43m  07s
             30º Nelson Filipe Canhoto de Sousa -rota d'Ossa   1h 50m 34s
             40º Jorge Lapão Lapão Auto/Opel Bike Team        1h 55m 04s
             41º Nuno Ramalho Lapão Auto/ Opel Bike Team   1h 55m 08s
             44º Carlos Parreira (Káká)- rota d'Ossa                  1h 58m 07s
             47º Márcio Letras - rota d'Ossa                               1h 59m 23s
              65º Pedro Pimentel - rota d'Ossa                             2h 12m 35s

Muito obrigado ao Sr. A. Cachucho pelo bólide que cedeu ao Sr. R. Casaca para a realização da prova e que  foi magnifico. Até o refletor da roda recebeu elogios! Será devolvido em bom estado!
              

1 comentário:

Danny Fisher disse...

Well done! A rota d'ossa sempre com grande espirito!
Obrigado pela vossa presença.