quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BASTA DE ATROPELAMENTOS- MANIFESTAÇÃO NACIONAL

PRESS RELEASE MANIFESTAÇÃO NACIONAL - BASTA DE ATROPELAMENTOSVersão para impressãoEnviar por E-mail
Quinta, 10 Janeiro 2013 16:33
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem dar conhecimento que dia 19 de Janeiro (Sábado), pelas 15h00, terá lugar em diferentes locais do país, a manifestação em epígrafe, que após as intervenções seguirá em marcha por um determinado percurso.

Trata-se de uma manifestação pacífica, não dirigida a ninguém em particular, mas sim à sociedade em geral. Para que se pense qual o caminho a seguir, para que se escolha um futuro mais promissor, onde as pessoas possam usufruir do espaço público sem medo, e onde as crianças possam brincar na rua com mais segurança.

São todos bem-vindos, a pé ou de bicicleta ou de outro modo qualquer – o que interessa é que sejamos muitos e unidos!

Cidades que já aderiram:
*Estremoz, frente à Camara Municipal.
* LisboaTerreiro do Paço
PortoAv. dos Aliados
FaroJardim Manuel Bivar
GuardaLargo da Sé
BarcelosLargo da Porta Nova
CoimbraPraça da República
BragaChafariz da Arcada
LeiriaPraça Rodrigo Lobo
MachicoPraça Forúm Machico
SeiaLargo da Câmara Municipal
V.N. FamalicãoPraça D. Maria II
V. R. St. AntónioPraça Marquês de Pombal
TaviraPraça da República
Póvoa do VarzimPraça do Almada
Aveiro, Praça do Peixe
SetúbalPraça do Bocage
Peso da RéguaParque Multiusos
BejaPraça da República
PortalegrePraça da República
Figueira da FozPaços do Município
ÉvoraPraça do Giraldo
GuimarãesLargo do Toural
PortimãoLargo Heleodoro Salgado
ÁguedaPraça do Município
SinesRotunda da Oliveira
Vila Nova de Santo AndréPraça da Concórdia
SantarémLargo do Seminário



A MANIFESTAÇÃO, OS ATROPELAMENTOS E O CÓDIGO DA ESTRADAVersão para impressãoEnviar por E-mail
Sexta, 11 Janeiro 2013 23:25
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta(FPCUB) tem vindo, nos últimos 15 anos, a insistir quer com a Direcção Geral de Viação quer com a agora ANSR, para que o Código da Estrada sofra alguma alteração favorável às bicicletas. Obteve alguns progressos tímidos, como o caso das rotundas, do transporte de crianças em cadeira na bicicleta, assim como a eliminação da chapa de matrícula nas bicicletas. Tem vindo a reunir com a secretaria de estado da Administração Interna e com a ANSR no sentido de melhorar o actual código da estrada. Mais recentemente faz parte da unidade de missão para a elaboração da Carta da Mobilidade Ligeira por nomeação do Secretário de Estado dos Transportes, onde esta matéria foi tratada e a FPCUB manteve as suas posições face a um código que é inimigo da bicicleta.
Esta federação está expectante e espera ver todos os pontos que defendeu aprovados na próxima renovação do referido código.
A FPCUB conta ainda receber na manifestação que está a organizar no dia 19 (já com 22 cidades aderentes) uma moção de confiança de forma a puder continuar a exigir um código da estrada cada vez mais amigo da bicicleta.
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta(FPCUB) tem vindo, nos últimos 15 anos, a insistir quer com a Direcção Geral de Viação quer com a agora ANSR, para que o Código da Estrada sofra alguma alteração favorável às bicicletas. Obteve alguns progressos tímidos, como o caso das rotundas, do transporte de crianças em cadeira na bicicleta, assim como a eliminação da chapa de matrícula nas bicicletas. Tem vindo a reunir com a secretaria de estado da Administração Interna e com a ANSR no sentido de melhorar o actual código da estrada. Mais recentemente faz parte da unidade de missão para a elaboração da Carta da Mobilidade Ligeira por nomeação do Secretário de Estado dos Transportes, onde esta matéria foi tratada e a FPCUB manteve as suas posições face a um código que é inimigo da bicicleta.
Esta federação está expectante e espera ver todos os pontos que defendeu aprovados na próxima renovação do referido código.
A FPCUB conta ainda receber na manifestação que está a organizar no dia 19 (já com 22 cidades aderentes) uma moção de confiança de forma a poder continuar a exigir um código da estrada cada vez mais amigo da bicicleta.


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