segunda-feira, 1 de julho de 2013

13 Badaladas na Igrejinha


"Abram alas que eu treino na Serra d'Ossa!"
A Rota fez-se soar na Igrejinha, dia 30 de Junho, Domingo. É verdade. Os betetistas da Rota têm rodado um pouco por todo o lado, a solo, em duos ou  trios, mas desta vez a adesão foi mais... consistente. O Kazáka  esperneava: tinham de ir mais, haveria um troféu para a equipa mais numerosa e a Rota tinha potencial: o bilhete de volta para Estremoz estava garantido, segundo a organização do  II Raid BAT Igrejinha. O numero inicial apontava para 15 betetistas mas um acidente desportivo e obrigações pessoais fizeram cair o numero para 13 ciclistas, sendo que o trofeu de maior equipa seria arrebatado pelos "Pedaleiras" de Évora. Enfim.
Mas o que conta mesmo é participar e nisso fomos mesmo bons: a princesa Ford e alguns carros pessoais foram carregados de bicicletas e toca a rodar para a Igrejinha. Os atletas da Rota presentes foram: C. Mourato (AKA Speedy), Kazáka (El portugués, La Liebre ou Gregário consoante o idioma/ prova/ treino) A. Gonçalves, R. Cercas (Vice), A. Cachucho, M. Letras, "Viana", N. Sousa, C. Leitão (Cristopher), A. Caneiras, A. Madeira, Pimentel e Virgilio. 
Todos rodaram nos 35km excepto o Virgilio que optou pelos 65km, "para se cansar um bocadinho".
A entrega dos dorsais correria sem problemas, fora a troca de um dorsal, que foi identificada pelo seu proprietário. Um pequeno-almoço esperava pelos atletas no momento em que recebiam os dorsais, sacos e mochilas (oferecidas aos 100 primeiros inscritos pagos). A organização estava atenta e procurava ajudar os seus elementos mais novos para que tudo corresse sem problemas. O Kazáka estava ansioso por pedalar e queria arrancar para a manga da meta mesmo sem dorsal. Iria perder o ponto estratégico (o lamber da fita, muito importante nesta coisa de "classificar bem") devido a uma ida demorada ao WC. Nervos...Uma vez posicionados os atletas aguardam pelo derradeiro sinal de  partida e após o arranque dão uma volta rápida pelas ruas da bonita localidade (que serviu para alguns mais rápidos galgarem as posições perdidas na manga, sempre em red line) e toca de pedalar para  o mato, que o sol já ia alto. Os primeiros kms foram de um certo "deja vu" para quem já havia visitado a Igrejinha para estas lides, com o coração a subir as pulsações, os musculos a retesarem-se e o esqueleto a absorver as irregularidades do piso. E podem dizer o que quiserem sobre a altimetria prevista para os 35km (pouco mais de 400m) ou 65km (pouco mais de 700km) e sobre o Alentejo ser plano, etc. o que é certo, e eu vi, é que as subidas fraquinhas e ocasionais fizeram desmontar muita gente, o calor fazia-se sentir e as fotos da manga de chegada provam-no pois fizeram muitos Rotas parecerem figurantes dos Piratas das Caraíbas. Isto, claro, fora o piso (durinho) e os longos estradões pontilhados por areais e lamaçais, que reflectiam os raios solares. Rolante...pois...fossem lá. Enfim, os pontos de abastecimento de água foram adequados, a marcação estava muito bem e o pessoal estimulava os ciclistas à passagem. Houve um acidente a lamentar: uma queda com alguma gravidade. Virgilio, unico na distancia de 65km foi recebido em apoteose, traido por uma queda e suspensão avariada. A.Cachucho e Nelson Sousa também sofreram percalços técnicos que os penalizaram nas classificações, mas ninguém liga a isso. Os banhos foram nos balneários do campo de futebol da Igrejinha e foram suficientes.Acho que a organização está de parabens (abraço ao Rui, Fernando e restante pessoal), ainda mais depois do porco no espeto que foi servido depois do "espeto", digo, da prova.  Realço que  a comida e bebida foram servidas de forma quase criminosa, tal era a qualidade e quantidade. Pelo preço pedido e qualidade oferecida foi EXCELENTE. Além da prova cinco estrelas a camaradagem também foi cinco estrelas, com o grupo dos estremocenses presentes (Rotas e SDT) muito animados pelas minis.  Obrigado ao J. P. Garcia pela ajuda logistica e companhia bem disposta.
Eis as classificações dos Estremocenses que terminaram a prova. Nos 35km ganhou o C. Merino (Presidente SDT), o habitual, portanto.

35km:
1º Carlos Merino SDT 1:13:20 (REFª)
21º Carlos Mourato Rota 1:29:56
31º Kazáka Rota 1:35:33
38º Manuel Semedo SDT 1:39:15
40º João P. Garcia SDT 1:40:38
      Rui Cercas Rota 1:41:00 (tempo aproximado, sem classificação)
46º André Gonçalves Rota 1:44:32
54º Celso Martins SDT 1:48:17
56º Armando Cachucho Rota 1:48:57
57º Márcio Letras Rota 1:49:29
58º "Viana" Rota 1:49:43
62º Nelson Sousa Rota 1:51:06
70º Adérito Caneiras Rota 1:55:27
79º António Madeira Rota 1:58:35
80º Cristóvão Leitão Rota 1:59:04
85º António Araujo Rota 2:03:47
87º Pedro Pimentel Rota 2:04:05 
65 km
1º Hugo Peralta GN/CCAP/SPBK 2:27:33(Refª) 
25º Virgilio de Jesus Rota 3:16:54
Tempos completos: http://inscricoes.apedalar.com/provas/tempos/40
As melhoras ao Sr Luis Bailão, ausente da prova por doença. Perdeu um bom dia de BTT e belo almoço.

Fotos e vídeo em http://www.bttigrejinha.com/
Nota: Sr Fernando, os betetistas não são bois, pode tirar fotos mais de perto, eles não fazem mal.

Sem comentários: