sábado, 31 de agosto de 2013

01 de Setembro de 2013: De Bicicleta pelo Sistema Solar

De bicicleta pelo Sistema Solar





Iniciativa Centro Ciência Viva- Estremoz
O Sistema Solar à escala de Estremoz, que é um dos poucos que existem no Mundo, permite aos participantes aperceberem-se das reais dimensões do mundo em que vivemos.
A escala utilizada foi escolhida considerando que a representação do Sol teria que ficar instalada no centro da cidade de Estremoz, enquanto que Plutão deveria ficar adjacente ao castelo de Évoramonte. Como a distância entre ambos os locais é de aproximadamente 14,250 km enquanto que a distância real entre o Sol e Plutão é de cerca de 5 900 000 000 de km obtém-se uma escala de 1/414 000 000, o que significa que 1 km medido no concelho equivale a cerca de 414 milhões de km no Universo. Torna-se então fácil calcular todas as dimensões necessárias!

Mas, para conseguir ser verdadeiramente à escala, as distâncias entre os planetas acabam mesmo assim por ser grandes demais para serem visualizadas de uma vez ou percorridas facilmente a pé - a bicicleta torna-se pois a alternativa lógica, até pelos aspectos lúdicos e desportivos que lhe estão inerentes.

Esta atividade realiza-se de bicicleta e terá dois percursos: 
Percurso A: Planetas Telúricos (espalhados pela cidade de Estremoz) - crianças dos 8 aos 12 anos, acompanhados pelos pais. 
Percurso B: Planetas Telúricos + Planetas Externos (espalhados pelo Concelho de Estremoz): Maiores de 12 anos.
Centro Ciência Viva de Estremoz: 01 de setembro
Mais informação e inscrições aqui: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/

Sem comentários: