quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"É prá descontra!"

"Ir ao S. Gens sexta feira à noite? Com o SDT? Mau..."- Quando o João Dias me convida para este passeio noturno fiquei hesitante. Hesitante entre ir comprar mais lanternas e pilhas ou aguentar-me com as que já tenho. Acabei por não comprar mais nada e fui montar as que tinha na Bike, Que beleza: as pilhas de Hong Kong até são boas. Conseguem trabalhar duas vezes no mesmo ano e sem rebentar. Estou aviado de material. Passei a palavra aos elementos da Rota e estes aceitaram com as reservas do costume: "Sexta vou doar um rim...", "Jantar em casa da sogra...", "Ir ao S. Gens é contra a minha religião...", "Com o SDT é sempre para matar"...outros nem resposta davam. Mas juntaram-se uns quantos bravos: L. Bailão, Kazáka, Cercas e Lapão, Rotas assumidos, J. Dias, Santana, Silva e P. Guerra eram os restantes. Oito magnificos.
O encontro foi  no Telheiro. O pelotão partiu à hora marcada  e parecia uma cena dos "Encontros imediatos de 3º grau" - Luzes por todo o lado a deslocarem-se na direção da Serra em sentido...ascendente. Apesar de não ser lua cheia e a visibilidade ser muito reduzida tudo correu sem grandes percalços. No corta fogo alguns elementos mais cautelosos decidem contorná-lo e encontrarem-se no final da descida com os mais atrevidos que desceram a inclinação mais acentuada. A altitude era baixa mas o ar rarefeito já fazia vitimas: uns diziam que viram varas, varetas, de javalis e os outros respondiam que viram...ninfas da Serra. Com muita calma chegámos à Portucel e ao sopé da Serra. O Lapão levava o MP3 ligado e animava a noite. Aguardámos por alguns mais atrasados, que agradeceram fugindo quando o Kazáka e o J. Dias foram à Fonte da Esfola. O Kazáka, arfante, já tinha metido o "gel" e amargurava com a subida que havia de chegar. Sofria por antecipação, calado. O ataque final foi feito sem contratempos. Num lado salta uma mudança , noutro um pé vai ao chão (o meu não,  que subi tudinho, devagar, sem pôr o pé no chão- isto tem de ser dito), noutro descolam uns cigarros dos pulmões, etc. "É prá descontra!" - Dizia o P. Guerra e o Santana, interessados na paisagem noturna. Só consegui apreciar a paisagem ao chegar ao cimo  e parar "Olha, Évora, olha Espanha.." Ah pois, agora eu também já via. A melhor parte vinha aí! Alguns kms a descer! Bem bom. Travões puxados e cá vamos, maravilha. Descemos prudentemente, pois as luzes tem alcance limitado e qualquer descuido podia acarretar consequencias graves. O Cercas desceu a pé nalguns sitios mais perigosos (prudente). Desculpem, mas não compreendo o medo das descidas! Ainda mais dele, que correu para a subida...essa sim, metia muiiito medo :) ! Enfim, o regresso a Estremoz foi pacifico, descontraído mesmo, e muito divertido. Alguém tem a ideia peregrina de ir ao Ilidio beber uma "Jola", e daí à Gumi foi uma pedalada. O Pernas teve prejuizo nessa noite: vendeu umas minis (poucas) mas comeram mesmo muita alpista! Obrigado a todos os intervenientes. Poucos,  mas de qualidade. Divertido sem duvida. A partir de dia 11 deste mês há Lua Cheia...

Escrito mais ou menos ao abrigo do novo acordo ortográfico.