terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lazy monday...


Parecia mais uma segunda feira normal, mais um dia de janeiro ensolarado, a fazer lembrar abril, em que a àgua escorre nos córregos e valas, e os pastores se arrastam para deixar as ovelhas pastar um pouco, antes do frio do entardecer os fazer resguardar de novo os rebanhos. Era um dia daqueles em que as nossas mães abriam as janelas de casa, para deixar entrar a luz, e aquecer as casas, frias ainda do dezembro passado.
Mas esta segunda feira foi diferente para dois amigos que decidiram aproveitar a folga do serviço para...pedalar. Nada como uma manhã de pedal para limpar as idéias. Podiam ter ficado à conversa, os dois, ao redor de duas xícaras de café, ou podiam ficar cada um em sua casa, a fazer uns "likes" no Face. Mas não. Foram pedalar. Prá serra. Energúmenos. Sem dúvida.
Um deles, mais velho (A. Cachucho) ainda não estava esquecido do domingo anterior em que deu aulas de btt a uma turma, mas como gosta destas coisas do pedal acedeu aos anseios do outro, mais novo (R. Casaca), que o desafiou para mais uma saída de btt. Os amigos foram seguindo pelos trilhos usados em "raids" realizados no mês passado. Mais ou menos, pois o GPS não ajudou muito na parte inicial. O que foi bom, pois nestas andanças da Serra d'Ossa ninguém se perde, pois o castelo de Estremoz, de Evoramonte e as antenas de S. Gens estão sempre por perto, ao alcance da subida de um cabeço, sempre presentes qual Ursa Maior. Uma vez metidos no trilho certo, nada havia a falhar e foi sempre a "bombar", serpenteando ora pelas subidas ora pelas descidas. Chegados à primeira guarita foi hora de tirar algumas fotos à paisagem de tirar a respiração, e continuar a subir. Ao chegar à estrada nacional Estremoz-Redondo não houve grandes dúvidas: já que estávamos em Roma... continuámos  a subir para S. Gens, para tirar mais umas fotos. O cume parecia dizer: "Xinha, vê lá se consegues subir cá acima!". O ritmo foi...insano (para loucos, mesmo). Batida a foto nas antenas foi só descer até às fontes, para um "refill" dos bidons. Os 14º C anunciados pareciam bem mais elevados durante as subidas...a partir daí foi apontar a Estremoz e o resto é história. Uma manhã agradável, passado num "estado de espírito de sacrifício cooperativo", sem dizer não ao íngreme. Qualquer dia há mais...


energúmeno 
s. m.
1. Pessoa dominada pelo demónio. = POSSESSO

2. [Figurado]  Pessoa que, dominada pela paixão, pratica desatinos.
3. Fanático intolerante.
4. Pessoa ignorante ou muito básica.

Sem comentários: