segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reportagem "Bike" da clássica do BTT "14ºAlvalade- Porto Côvo"(04/2012)

A Rota d'Ossa teve uma forte presença nesta prova. Aqui fica a reportagem da revista "Bike", edição 184, de Julho de 2012:

"O sucesso desta Clássica deve-se a muitos fatores, nomeadamente um percurso acessível a qualquer praticante de BTT, o preço de inscrição, o facto de não haver tempos de chegada e o ambiente único que este Raid proporciona. Este ano houve mais um recorde de participações: 2300 betetistas estiveram presentes em Alvalade, mas muitos mais não puderam participar devido ao limite de inscrições estipuladas pela organização, sempre com o objetivo de poder corresponder de acordo com as necessidades, expetativas e logística disponível.
Com participantes oriundos do norte ao sul do país, as ruas de Alvalade estavam repletas.
Pela manhã, os momentos que antecederam a partida foram indescritíveis, com centenas de famílias presentes. De facto, em poucos eventos de BTT se vêem autocarros repletos de betetistas com os seus familiares.
O levantamento de dorsais fez-se sem problemas, mesmo com os 2300 participantes a levantaremos seus dorsais no próprio dia!
A maior superfície comercial de Alvalade, o supermercado Petrocoop, associou-se a este evento oferecendo, nas suas instalações, toda a logística inicial e também o mega pequeno almoço, que já é uma das imagens de marca deste Raid. O que de certa forma comprometeu a festa foi a chuva, que de vez em quando fazia a sua aparição, com grande intensidade. No entanto, esta pluviosidade não desmobilizou os participantes. Todos participaram com ânimo nesta festa do BTT nacional.
Uma palavra de agradecimento a todos os funcionários do supermercado Petrocoop, que mesmo em condições adversas foram incansáveis para que o mega pequeno-almoço estivesse sempre abastecido, sem que houvesse falta de nada.
Na zona de partida estava tudo a postos! Foi decerto uma imagem que ficará na memória de todos os alvaladenses, mas momentos antes da partida, a chuva caiu novamente com intensidade, mas não fez com que o ânimo dos participantes se desvanecesse. Para surpresa de muitos, a primeira parte do percurso foi totalmente nova. Percorreram-se 40km de novos trilhos até à barragem de Campilhas, onde mais uma vez estava montada a mega zona de abastecimento. Os primeiros quilómetros proporcionaram médias elevadas, para os que gostam de levar o BTT numa vertente mais competitiva. Destacamos os arrozais que ladeavam o percurso. A chuva dava tréguas, de vez em quando, nessas paragens, em que o sol abrilhantava ainda mais esses trilhos. O inimigo principal nesta edição foi, indubitavelmente, a lama, devido às más condições meteorológicas da noite anterior, degradando um pouco os trilhos iniciais, e originando, consequentemente, vários problemas mecânicos. Nesta edição a meteorologia estava a ser "madastra", promovendo um pouco de tudo: chuva, granizo, sol e muito vento, sobretudo na direção de Porto Covo.
Lá bem perto do Cercal do Alentejo, avizinhava-se nova ZA. Após esta paragem começaram os trilhos mais complicados do Raid: as subidas, fazendo com que muitos desmontassem. No topo da principal subida estava montada uma zona de assistência mecânica, onde muitos aproveitavam mais para descansar do que para reparar alguma coisa. O pior foram mesmo as descargas de granizo que, de vez em quando, faziam a sua aparição durante 5 a 10 minutos, dando lugar ao sol, logo de seguida. Após percorrer mais um dos ex-líbris deste Raid, a zona já afamada por "Amazonas", já estávamos bem perto do final. Para os muitos participantes que ficaram em Porto Covo, foram os últimos quilómetros em estradão. Contudo, este ano, estes foram duros de se superar, devido ao muito vento que se fazia sentir de frente. Com Porto Covo à vista, faltava uma das imagens de marca deste Raid: a chegada pelo porto de abrigo.
 Este foi outro dos momentos únicos deste evento - atravessar o mar para se entra em Porto Côvo num cenário único e o que dizer da última rampa? Ficaram em Porto Côvo 1700 participantes, enquanto 600 continuaram viagem para Alvalade, percorrendo 120km. Muitos aproveitaram as massagens para recuperar mais rapidamente.
Os 1700 que já tinham terminado a sua participação, desfrutaram do merecido descanso. Os restantes 600 percorreram mais 50km. Em Alvalade chegaram a conta-gotas, durante toda a tarde, com a alegria de dever cumprido. Resta-nos felicitar todos os que participaram nesta 14a Edição da Clássica e o BTT Alvaladense por manter a clássica nestes moldes. Até2013!"

Qualquer erro deve-se ao software OCR e pedimos desculpa desde já.

Sem comentários: