sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Rescaldo de dia 20 de Dezembro

"Acerca do passeio de 20 de Dezembro de 2009 aqui fica o registo possível:
Apesar de haver indicação do passeio, no Blog, a verdade é que à hora marcada apenas compareceram dois elementos, eu próprio e o amigo Cercas. Com tão pouca adesão resolvemos juntar-nos aos amigos do grupo Sobe e Desce. Entretanto estes amigos lembraram-se de pousar para a foto, por isso atrasámo-nos e partimos às 9H30. Éramos um grupo com cerca de 20 elementos. Ainda no interior da cidade o amigo Merino pisou gelo e mandou com o cabedal para o alcatrão, no entanto, a queda foi sem gravidade aparente.
Ao chegarmos ao cruzamento de Borba alguns elementos já se encontravam enregelados, por isso tiveram necessidade de regressar ao lar. Um desses elementos foi o amigo Cercas que, apesar da boa vontade, as temperaturas baixas venceram-no.
Lá fomos nós caminho à Serra. Já no campo, tivemos necessidade de colocar uma marcha que nos permitisse algum aquecimento, o que era difícil. Quando parávamos para aguardar pelos mais atrasados as coisas complicavam-se. A maioria deixou de sentir os dedos das mãos e dos pés. Eu quase que fiquei com a mandíbula congelada, pois a voz tremia-me.
Depois de alguns quilómetros, poucos, reuniram-se as tropas e a maioria decidiu que não havia condições. A maioria não conseguia aquecer, por isso ia regressar à cidade. No entanto, um pequeno grupo decidiu que o frio não nos iria vencer, já que nos pusemos no terreno era para vencer este desafio.
Assim nos organizámos, um elemento da Rota, dois do Grupo Ciclomontanha e cinco do Sobe e Desce. O percurso ficou a cargo do presidente do Sobe e Desce que foi planeando de acordo com a nossa evolução. Foi muito duro, o frio era intenso, mas ainda não foi desta que nos deixámos vencer. Assim percorremos vales e montanhas da magnífica serra, perfazendo cerca de 35 Km.
Cerca das 11H40 estávamos a chegar às nossas residências e com o aquecimento possível. A missão foi cumprida e sem acidentes, possivelmente, prontos para outra. Porém, enquanto nos lembrarmos deste dia, teremos que pensar melhor antes de vestir o equipamento.
-Luís Maranga

2 comentários:

Carlos Merino disse...

É verdade domingo foi a minha vez de me estriar.., e logo no alcatrão..,uma maneira rapida de se aquecer em dias tão gelados como o do domingo passado..lol, so que depois passou e veio novamente o gelo...É o que dá a quem se armar em esperto a fazer piões em volta das retundoas com gelo.. ;-p. Bom ano 2010 para o pessoal da Rota Ossa e amigos

Jorge Gambutas disse...

... é verdade! foi uma volta com muito frio e gelo, até doia, mas quem corre por gosto... as pontas dos dedos dos pés ficaram brancas lololololo...
Só uma chamada de atenção, um elemento dos "duros" a chegar ao fim era do Gambutas Team
Bom ano de 2010... sem kedas !!!